Comprovado: Sexo do feto interfere na lactação da mãe

  • 21 de Setembro 2015

Recentemente o Portal MilkPoint, representado por Ricarda Maria dos Santos e José Luiz Moraes Vasconcelos, publicou um artigo que comparou a diferença de lactação entre vacas gestantes de bezerros machos ou fêmeas. O estudo avaliou 2.390.000 lactações, de 1,49 milhões de vacas, e comprovou que o sexo do feto influencia a capacidade da glândula mamária em sintetizar leite durante a lactação subsequente. Vacas favorecem as filhas, produzindo significativamente mais leite durante a lactação para as filhas do que para os filhos.

Usando uma sub-amostra deste conjunto de dados (n = 113.750 vacas) foi possível demonstrar que o sexo do feto interage dinamicamente com a paridade, o sexo do feto que está sendo gestado pode aumentar ou diminuir a produção de leite durante a lactação estabelecida. E ainda, o sexo do feto da primeira gestação tem efeito nas lactações subsequentes. Vacas que no primeiro parto pariram fêmeas produziram 445Kg de leite a mais nas duas primeiras lactações, em comparação com as que pariram machos. Esses resultados demonstram que o sexo do feto programa a função da glândula mamária.

Desta forma, a utilização da FIV com sêmen sexado torna-se ainda mais importante por garantir o nascimento de aproximadamente 85% de animais do sexo escolhido, mantendo uma taxa de prenhez média entre 40 e 45% (IVB).

Veja a matéria original publicada pelo portal MilkPoint.